[HOME] [FAVORITOS] [TWITTER] [TWITPIC] [YOUTUBE]

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Início

A idéia da construção do espetáculo ‘o vendedor’ surgiu há mais de três anos quando o ator Fabiano di Melo parou e refletiu sobre o seu fazer teatral e o teatro desenvolvido dentro da sua cidade, Cubatão. A sua vontade era a de fazer um teatro que fosse além do que ele vinha desenvolvendo em seu grupo. Um teatro capaz de denunciar as inquietações da sociedade em que vive e as dele enquanto artista e cidadão. Um fazer teatral que exigisse dele uma disciplina e postura ainda não experimentada, capaz de interferir na relação dele com o meio social,um trabalho em que as pessoas de seu dia-a-dia fossem capazes de perceber a desconstrução do ator em busca do seu personagem. Desta forma se utilizar das opiniões, questionamentos e posturas da sociedade para construir o personagem que trará vida ao espetáculo “O vendedor”.


Neste mesmo período o autor cursa a Universidade de Artes Visuais e ministra aulas de teatro na cidade de Cubatão. No Instituto Libertas, com adolescentes. As aulas aconteciam dentro de um período de seis meses. Durante esse período os alunos tinham oportunidade de conhecer o teatro de maneira mais ampla, passando pela história do teatro até à construção de um pequeno estudo cênico. No período das aulas o autor sempre procurou trazer para dentro do fazer teatral, uma reflexão sobre o papel de cada um enquanto cidadão atuante em uma sociedade e o momento em que vivemos hoje e qual o papel da arte, do teatro dentro de tudo isso.

O principal objetivo de todas essas conversas era o de provocar um olhar mais crítico e responsável sobre a nossa sociedade, e desta maneira encontrar material para a construção da dramaturgia que daria vida ao estudo cênico de final de curso dos alunos.

Foi através dos textos criados com os alunos que o ator encontrou o caminho para a construção dos fragmentos textuais do espetáculo OVendedor . O trabalho criado com os alunos foi a ponte entre as inquietações do ator e o que ele gostaria de dizer em cena.

Assim, os primeiros fragmentos textuais começaram a surgir de maneira intuitiva, foi a partir desses fragmentos que o ator começou a criar pequenas performances ainda de maneira livre, sem referências teóricas, experimentando possíveis estruturas cênicas. Foi desta maneira que o ator buscou unir o util ao agradavel.Utilizou toda essa pesquisa anterior como caminho inicial para a sua pesquisa de( tcc, licenciatura em artes visuais).

0 comentários:

Postar um comentário


 
© 2010 - O VENDEDOR - All rights reserved. Contato: ovendedor.soak@gmail.com